A pele muda com a idade, com o clima, com o stress e também com a gravidez. Este guia vai ajudar você aprender a identificá-la e descobrir do que realmente ela precisa para se manter saudável, bonita e jovem por mais tempo. Produtos de qualidade, é claro, são excelentes aliados, mas nada vale se eles não forem específicos para o seu tipo de pele.
Pele seca
Opaca, sem brilho. Esse tipo de pele muitas vezes escama, repuxa (principalmente nas bochechas), e é propensa ao aparecimento de vasinhos. Devido à textura mais fina, pode ficar irritada com facilidade.
O que usar
Limpeza - a dermatologista Sónia Voss indica as loções à base de aloe vera (babosa) e germe de trigo. Os sabonetes em barra são contra-indicados porque possuem soda na fórmula, o que resseca ainda mais. "Não existe sabonete em barra neutro. Para adquirir a textura de barra, o produto precisa ter pH alcalino", explica a especialista.
Hidratação - O hidratante é, mais do que nunca, imprescindível para a boa aparência da pele seca. "Ele vai impedir que ela perca ainda mais água. " O ideal é usar um creme ou loção com substâncias super-hidratantes como é o caso do ácido hialurônico (além de impedir que a água da pele evapore, ele ajuda na fabricação de colágeno), óleo de uva, óleo de macadâmia e o silicone DC 1401. Segundo a farmacêutica e bioquímica Kimie Akimoto Iria, substâncias como o codiavelane e o sericin também impedem que a pele se desidrate. Bastante conhecidas, as ceramidas garantem a hidratação, formando um tipo de filme sobre a pele que impede a perda de umidade. "Já os chamados beta-hidroxiácidos de origem marinha hidratam profundamente, além de ter ação prolongada.
Pele Oleosa
Como identificar
Sempre brilhando, a pele oleosa é mais espessa, apresenta poros dilatados, tendência a cravos e até algumas inflamações (espinhas, cistos...). Quem pensa que vai demorar mais para envelhecer só porque tem pele oleosa está completamente enganado. "Colágeno e elastina, que são os responsáveis pela sustentação e o aspecto jovem da pele, não têm nada a ver com excesso de óleo", explica a dermatologista Sônia Voss.
Limpeza - Hoje em dia não são mais utilizadas substâncias muito agressivas para remover o excesso de gordura da pele. Isso, muitas vezes, pode provocar o efeito rebote. "Excesso de esfoliação, ou produtos abrasivos que retiram a oleosidade, acaba irritando ou fazendo com que as glândulas percebam o ressecamento da pele e passem a produzir ainda mais sebo como forma de proteção", garante Sônia. Quando acordar e perceber que a pele está exageradamente oleosa, use sabonetes em barra, à base de ácido salicílico e enxofre (faz com que as glândulas produzam menos óleo - mas o efeito é temporário). No dia-a-dia, opte por produtos anti-sépticos, como o extrato de alecrim, perfeito para esse tipo de pele. Um esfoliante também está liberado, mas não exagere na dose: uma vez por semana é o suficiente.
Tonificação - Um bom tônico ou adstringente tira o brilho da pele oleosa, preparando-a para receber o hidratante. Ele também pode ser usado em situações de emergência, quando você precisa estar com a pele saudável e não tem como lavar o rosto.
Hidratação - Já que sua pele é oleosa, não precisa ser hidratada, certo? Erradíssimo. Garantir o estoque de água da pele não tem nada a ver com estimular a produção de gordura. Só que o produto deve ser sempre em gel ou spray, que são livres de óleo (oil free), inclusive o protetor solar. Atualmente existe o gel silicone 344 que melhora o aspecto da pele com tendência à oleosidade. Existem ainda outros princípios ativos como o takallophane (impede a formação de irritações), a hamamélis (elimina a oleosidade), e uma substância chamada asebiol (funciona como um biorregulador de secreção sebácea). E, dependendo da concentração, os ácidos (retinóico e glicólico) também ajudam a normalizar a pele. Outra opção para conter o excesso de gordura na pele fica ainda por conta das microesponjas. "O princípio ativo polytrap, por exemplo, consegue absorver rapidamente todo o excesso de oleosidade", afirma Kimie Akimoto Iria.
Mas não se iluda: ainda não existe no mercado nenhum produto tópico (local) que faça reduzir o tamanho da glândula sebácea. "Os adstringentes e sabonetes abrasivos são paliativos, com efeito apenas temporário", enfatiza Sônia Voss. Para diminuir definitivamente a oleosidade excessiva da pele, só mesmo com um remédio à base de isotretinoína, substância capaz de manter a glândula sebácea atrofiada para sempre.
Pele Mista
Como identificar
Brilha apenas na região centro-facial, também conhecida como zona T (queixo, nariz e testa). Normalmente é mais seca na bochecha.
O que usar
Limpeza - Loção, gel ou sabonetes líquidos.
Pele Normal
Como identificar
Equilibrada, a pele normal é o que todo mundo quer ter. Possui textura macia, lisa e uniforme naturalmente.
Limpeza - Invista em loções, sabonetes líquidos ou géis, que são menos detergentes e mais suaves do que o sabonetes comuns.
Hidratação - A vitamina C, embora possa ser usada em quase todos os tipos de pele, é uma boa opção para quem tem pele normal e quer conservá-la bonita por muitos anos. "Ela estimula a síntese de colágeno, hidrata a pele, previne contra o envelhecimento precoce e ainda, quando usada diariamente, garante uma atividade fotoprotetora (isso não quer dizer que você possa abolir o uso do filtro solar)", diz Kimie Iria. No hidratante, o silício também é um princípio ativo importante, que faz com que a pele normal conserve suas belas características por anos e anos.
Bjos
Naty
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi meninas!
Deixem seu comentário, dúvida, sugestão ou crítica, que terei prazer em respondê-lo!!!
Beijos!!!
E voltem sempre!!! :)
Obrigada pela visita! :D